Aparelhos Auditivos
Ouvir depende da integridade da nossa audição: ouvir os sons da natureza, acompanhar uma conversa, entender quem amamos, nos comunicarmos.
Em alguns momentos essa comunicação pode falhar e isso pode se iniciar com a perda auditiva, quando começamos a ter dificuldades para detectar os sons que precisamos para entender o que nos dizem.
O aparelho auditivo amplifica esses sons que já não são naturalmente detectados pelo nosso sistema auditivo.
Quanto antes percebemos e detectamos a perda auditiva, mais fácil se torna a adaptação dos aparelhos e melhor é para mantermos o nosso processamento auditivo funcionando em suas habilidades auditivas.
Hoje em dia os aparelhos são capazes de diminuir os ruídos ambientais e amplificar o espectro de fala, deixando o som mais confortável. Também existe a conectividade, tornando mais fácil a escuta ao telefone, televisão e a possibilidade de controlar o volume dos seus aparelhos, dependendo da tecnologia, isso pode ser feito diretamente pelo seu celular.
Quando apenas os aparelhos auditivos não são capazes de nos devolver a compreensão de fala – “eu ouço, mas não entendo”, podemos intervir no processamento auditivo central, que é basicamente “o que fazemos com o que escutamos”. Fazemos a avaliação e posteriormente o treinamento auditivo, para melhor desempenho das habilidades auditivas e consequentemente melhor aproveitamento dos aparelhos.